sábado

Livro conta a história de Max Factor, o homem que revolucionou a maquiagem

Max Factor em ação com a atriz americana Jean Harlow, a loura platinada tida como a antecessora de Marilyn Monroe, em 1931 Divulgação  

RIO - Gwyneth Paltrow, a nova garota-propaganda da Max Factor, talvez não saiba que a marca de maquiagem tem a idade de suas bisavós. E que por trás dos batons, máscaras e sombras tão populares nos Estados Unidos, há uma história que se confunde com a própria trajetória do cinema Hollywoodiano e está ligada a divas como Rita Hayworth e Bette Davis.

Recém-lançado no Brasil, o livro “Max Factor – O homem que mudou as faces do mundo” (Matrix Editora) conta a saga do especialista em cosméticos Maksymilian Faktorowicz, o Max Factor, que se tornou um dos nomes mais importantes da maquiagem ao dar mais leveza às sombras e inventar o gloss e os cílios postiços.

Max nasceu em 1872 na Polônia e, depois de trabalhar para a família real russa, mudou-se com os filhos para Los Angeles em 1904. Em 1909, ele lançou as bases da empresa, que passou pelas mãos de várias gerações (o patriarca morreu em 1938) até fazer parte do atual portfólio da Procter & Gamble.

No início, Max trabalhava apenas com artistas de teatro, mas a ebulição da indústria cinematográfica criou uma ótima oportunidade para expandir os negócios. Ele então começou a criar para o cinema mudo, depois para o falado e, por fim, para os filmes em cores. Não demorou, claro, a cair nas graças de divas da época, como Katharine Hepburn.

Para escrever a biografia, o autor Fred E. Basten teve acesso aos arquivos da família Factor, desde cartas, anotações e fotografias até memorandos da empresa, boletins de vendas e jornais da época.

“Eu trabalhei na Max Factor por muitos anos. Max já não estava mais vivo, mas o seu espírito podia ser visto em toda parte. E a simples menção do seu nome desencadeava reações maravilhosas em todas as pessoas”, afirma.

Leia mais sobre esse assunto em http://ela.oglobo.globo.com/beleza/maquiagem/livro-conta-historia-de-max-factor-homem-que-revolucionou-maquiagem-6551025#ixzz2AVOPhS83
Copyright © 2012 O Globo S.A.



Nenhum comentário:

Postar um comentário