A marca Chanel pôs os esmaltes na moda. Agora eles acompanham as tendências das passarelas e aparecem em uma variedade enorme de cores. Algumas tonalidades fazem tanto sucesso que viram raridades disputadas pelas consumidoras
Novidade: unhas na versão inglesinha
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A onda tem se repetido desde 2006, quando o time de criação da Chanel se inspirou nas fitas de cetim pretas para criar o Black Satin. O esmalte preto azulado logo virou artigo de primeira necessidade entre as mulheres mais antenadas. Nos anos seguintes vieram os igualmente bem-sucedidos verde Jade, marrom Particulière e o verdinho Nouvelle Vague. Na última semana de moda de Nova York, que aconteceu em setembro, foi lançada a coleção Les Khakis com três tons: Khaki Rose, Khaki Brun e Khaki Vert. Previstos para chegar neste mês ao Brasil, têm tudo para virar mais um best-seller. O responsável pela escolha das cores é o belga Peter Philips, diretor criativo de maquiagem da Chanel. Ele diz que sua inspiração vem de diversas formas, de um desfile que faz com Karl Lagerfeld ou mesmo dos arquivos antigos da marca.
Mas, afinal de contas, a que se deve tamanho sucesso? O diretor do programa de Gestão do Luxo da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), Silvio Passarelli, ressalta que os esmaltes de grife, que custam cerca de R$ 90, representam o meio mais acessível de se ter um item de luxo — e de uma marca que dita tendência. “É o que chamamos de produto de entrada”, explica. “Esses produtos são mais baratos do que bolsas ou sapatos, por exemplo, mas também têm o valor da marca incorporado.” Passarelli acredita que as consumidoras que adquirem esses esmaltes buscam qualidade, como maior durabilidade, e também status. Embora ninguém exiba uma etiqueta nas unhas, como acontece com as bolsas, o brilho e a cor diferenciados acabam atraindo a atenção.
Chamar a atenção por meio das cores das unhas, entretanto, não é de hoje. Três mil anos antes de Cristo alguns povos já tinham o costume de pintar as unhas para se destacar na sociedade. Os egípcios usavam hena, que tem cor marrom-avermelhada, para sinalizar opulência e riqueza. No século 6 a.C, as chinesas da realeza usavam tons de dourado, prateado, preto e vermelho, cores que simbolizavam prosperidade e fertilidade. As classes menos favorecidas só podiam usar cores claras.
Fique por dentro
Há mais de 300 blogs ligados ao assunto esmaltes, no Brasil. De acordo com um levantamento da Bites Consultoria, especializada em mídias sociais, os mais acessados são:
1. www.loucasporesmalte.com.br
2. www.maofeita.com.br
3. www.esmaltesdakika.com
4. www.coisinhasdasussu.com.br/suzana/
5. www.nosamamosesmaltes.com
6. www.9ml.com.br
7. www.unhabonita.com.br
Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com
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