Se enganam aqueles que acham que Luisa Stadtlander é uma costureira de bairro de Porto Alegre. O nome por trás do estilo da presidente Dilma Rousseff é estilista autodidata com loja própria, a New, um ateliê que faz roupa sob medida e um cargo de designer numa empresa de uniformes, a Office Collection.
Acumular mais de uma função não é novidade em sua carreira. Luisa já foi representante comercial da marca francesa Louis Féraud e teve uma multimarcas. Em meio a isso tudo, montou um ateliê e abriu uma loja, ambos localizados no bairro Moinhos de Vento, área nobre da capital gaúcha, equivalente aos Jardins em São Paulo.
A relação entre a estilista e a presidente não é de hoje. Dilma é cliente dela desde os tempos em que era servidora pública da prefeitura de Porto Alegre, há mais de 20 anos. “Ela é uma pessoa da casa, temos intimidade e entrosamento”, contou Luisa ao Chic. Confira abaixo outras curiosidades sobre essa parceria.
Como é o processo de escolha das roupas?
A Dilma vem ao meu ateliê e decidimos juntas. É uma via de duas mãos: ela aceita ideias, mas também dá opiniões. [A presidente] é uma pessoa simples, pouco deslumbrada, que usa aquilo que gosta e que lhe faz sentir bem. Além disso, temos algo em comum: somos as duas bem objetivas.
Você pode ser considerada o nome por trás do estilo da presidente?
Acho que sim, ela só usa roupas minhas e a nossa parceria é também uma assessoria de imagem. O trabalho principal é com as roupas [todas feitas sob medida para a presidente], mas também gosto de participar na escolha dos brincos, sapatos...
As mangas das roupas da Dilma são sempre mais curtas. Isso é uma exigência dela ou uma sugestão sua?
Foi ideia minha, ela trabalha muito sentada e a manga ¾ é mais cômoda. Além disso, esse comprimento a deixa com uma aparência mais leve, 80% do guarda-roupa dela tem essa manga.
A moda de hoje é focada em um público mais jovem. O que você acha de trabalhar com clientes na faixa etária da presidente?
Trabalho com pessoas de idades bem variadas. Em um casamento, por exemplo, vestimos a noiva e a família dela. Para festas de debutante, a mesma coisa, trabalhamos para a aniversariante e também para a avó dela. Estamos acostumadas e eu realmente não trabalho só com modismos. Faço roupas para agradar às minhas clientes.
Quando Dilma visita seu ateliê, ela encomenda uma peça ou pede várias roupas a cada visita?
Pensamos em vários modelos a cada vez, ela tem uma agenda apertada e precisamos ganhar tempo. E Dilma pode usar a mesma peça mais de uma vez, não é?
Podemos esperar alguma mudança no estilo da presidente nesses próximos quatro anos?
As roupas que ela usa combinam com a personalidade forte que tem e isso não vai mudar, mas é provável que ela use mais saia/vestido do que atualmente.
Reparou na manga do tailleur? O comprimento ¾ é uma sugestão da própria estilista
Ao longo de toda a campanha à presidência Dilma só usou roupas criadas por Luisa Stadtlander e, depois de eleita, ela continuo adotando os modelos da estilista
Para a foto oficial, a presidente também escolheu uma roupa desenhada por Luisa
Para o dia da posse, Dilma usou um tailleur pérola bordado à mão
Fonte: http://chic.ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário