segunda-feira

Especialista em análise cromática dá dicas para a escolha das cores das roupas



RIO - Quem nunca comprou uma blusa que jamais vestiu, sem fazer a mínima ideia do porquê? Especialista em Análise Cromática, a consultora de imagem e estilo Fernanda Vasconcelos explica que a resposta pode estar na cor da peça. Dona de um olhar clínico e de um simpatia autêntica, ela é capaz de matar a charada depois de observar o efeito das cores comparado ao tom de pele, dos olhos e dos cabelos de suas clientes. Através de uma bateria de testes que usam um método cientificamente comprovado — conhecido como Método Sazonal Expandido —, Fernanda determina os tons que mais favorecem cada pessoa. E explica como elas podem influenciar no visual:

— As cores certas vão iluminar o rosto, suavizar a textura da pele e equilibrar os traços, fazendo com que a cliente pareça mais jovem e descansada. As inadequadas são capazes de apagar a pessoa e, consequentemente, sabotar a sua aparência.

A análise de cores é uma teoria que define 12 grupos diferentes de coloração, tendo como referência as quatro estações da Natureza. Primavera, verão, outono e inverno podem ainda ser divididos em intensos, profundos ou puros.

Passei pela avaliação para descobrir a minha cartela. Sentada diante do espelho, com uma touquinha branca para esconder os cabelos e uma túnica também branca, Fernanda foi testando grandes cortes de tecido (o nome correto é bandeira). Incrível: deu para perceber de imediato as cores que mais me favoreceram. O resultado? Primavera pura. Ou seja: fico bem com tons quentes. Dois dias depois, recebi uma cartela de cores personalizada. Posso usar à vontade marrom, dourado, camelo, ocre, laranja claro e roxo. Cores que devo evitar: preto (que adoro!), rosa, fúcsias e cerejas. O valor da Análise Cromática varia de R$ 600 a R$ 800, e Fernanda vai até a casa da cliente.

Fernanda formou-se em Direito em 2003. Não demorou para perceber que a moda é realmente a sua praia. Partiu então para a Itália, em 2006, onde estudou Master em Fashion Styling, no Istituto Marangoni de Milão. Hoje, é membro da Association of Image Consultants International (AICI).

A Análise Cromática é apenas uma parte — digamos que a mais recente — do trabalho de Fernanda. Mãe de Stella, de 1 ano e 10 meses, ela — cujo perfil no Instagram é @fernandavasconcelosestilo — presta consultoria de imagem completa, em que monta produções com as roupas que as clientes já têm, acrescentando sugestões de peças que ajudariam a compor um guarda-roupa inteligente. Se necessário, acompanha as compras.
— A partir daí, a cliente vai entender quais cores, modelos, tecidos e caimentos valorizam seu tipo físico, deixando-a mais bonita. Também ajudo a montar uma mala de viagens mais compacta, em que tudo combina entre si. A maioria das mulheres leva roupas demais e acaba não usando nem a metade.

Uma cor que fica bem em todo mundo? Ela responde:
— Azul-marinho. É uma cor universal e clássica, que fica bem com qualquer coloração. Passa autoridade, poder e confiança. Não tem erro.

REPETIR O TOM DOS OLHOS NA ROUPA DÁ UM CHARME
Fernanda Vasconcelos enfatiza que numa produção a cor é a primeira mensagem que passamos. E acrescenta que esse é mais um motivo para vestir o tom que transmita o recado desejado. Ela dá dicas fáceis de guardar:

ELEGÂNCIA
Cinza, bege e azul-marinho são percebidos como cores clássicas. “Um look misturando essas cores fica sempre muito chique e elegante”, diz Fernanda. As cores vivas enviam uma mensagem de entusiasmo, diversão. Por isso, roupas coloridas são mais informais e criativas. Já as cores opacas refletem uma mensagem conservadora.

OS OLHOS
Repita a cor dos seus olhos na sua roupa. A dica de Fernanda vale, principalmente, para os os donos de verdes e azuis. “Sempre vai dar certo e ficar bonito”, ensina ela.

BRANCO
Nunca se deve usar um tom de branco, do busto para cima, mais branco do que a cor dos dentes. Eles podem parecer mais amarelados do que na realidade são.

AS ESTAÇÕES
Cada pessoa é uma estação do ano, de acordo com o método da Análise Cromática. Primavera: cores claras, brilhantes, alegres e luminosas, que refletem animação. Verão: cores suaves, acinzentadas e sutis, que transmitem refinamento. Outono: cores quentes, profundas e terrosas, que passam dinamismo. Inverno: cores puras, intensas e dramáticas, que indicam sofisticação.

Fonte: http://ela.oglobo.globo.com/moda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário